quarta-feira, 27 de maio de 2009

CONHECENDO O VALE VERDE DO CEARÁ-MIRIM


Solar dos Antunes, atual Prefeitura da cidade

A história de Ceará-Mirim começou no século XVII, quando os portugueses chegaram ao Vale do Ceará-Mirim e desenvolveram a cultura da cana-de-açúcar. Com a produção da cana o Vale prosperou e tornou-se ostentação de muito luxo, chegando os senhores de engenho a possuírem carruagens forradas com seda e realizarem pomposas festas para a aristocracia nos salões dos seus casarões.

Hoje tive a oportunidade de conhecer essa linda cidade, a convite de Lúcia Helena Pereira, que lá nasceu e tem pelo município um carinho todo especial. O motivo da visita foi mostrar a cidade a seu primo Celso Antunes e sua esposa Anna, que residem no Estado do Paraná. Fomos recebidos no Solar Antunes, atual Prefeitura Municipal, pelo Prefeito, o senhor Antonio Marcos, que nos falou de seus projetos para o desenvolvimento do turismo e da realidade social da região. Depois seguimos para a Câmara Municipal, onde conversamos sobre os projetos em andamento na Câmara, através de seu Presidente, senhor Roberto Lima. Seguimos depois para a Igreja Matriz, que está passando por reformas e de onde se tem uma visão privilegiada do Vale. Encerramos a manhã visitando o mausoléu do Barão e Baronesa de Ceará – Mirim.

Após essas visitas nos deslocamos para o Fórum Municipal, onde almoçamos com a Meritíssima Juíza daquela Comarca, Dra. Zenaide Bezerra, que nos mostrou o moderníssimo prédio e nos falou sobre os projetos sociais executados naquele espaço. Pudemos constatar que ali a justiça é feita com seriedade. Observamos também um grande entrosamento entre executivo, legislativo e judiciário. Talvez seja por isso que a cidade está crescendo e se desenvolvendo tanto. Ceará - Mirim tem tudo para crescer a largos passos e ocupar o seu lugar entre os melhores municípios do Rio Grande do Norte.

Ao sairmos do Fórum conhecemos o organizado Mercado Municipal e aproveitamos para tomar seu tradicional caldo de cana. Passamos depois pelo futuro museu da cidade e pelo que restou dos famosos engenhos (tão famosos no passado). Fechamos o dia com chave de ouro na Praia de Muriú, onde tomamos um delicioso café colonial na linda casa de Dr. Romison Titto e Goreth, filha de Lêda Marques, que nos recebeu com todas as pompas e nos proporcionou momentos agradabilíssimos al mare. Foi um dia maravilhoso e que nos enriqueceu muito culturalmente. O Vida & Arte agradece a amável recepção e promete voltar mais vezes, e com mais calma. à linda e verde Ceará - Mirim, uma das mais agradáveis e belas cidades do Rio Grande do Norte.


Celso Antunes, Anna e Lúcia Helena


O Prefeito Antonio Marcos recepciona os familiares de Lúcia Helena


O Prefeito ladeado por Luciano Rocha, Franci Cardoso, Tereza Teixeira


Antonio Marcos - Prefeito Municipal de Ceará - Mirim


De Fortaleza, Franci Cardoso e Tereza Teixeira


Do Solar dos Antunes se tem uma bela vista do Vale


Luciano e Franci em frente à Prefeitura Municipal


Mercado Municipal


Câmara Municipal


O Presidente da Câmara, Roberto Lima, recebe a comitiva


ainda na Câmara Municipal


Roberto Lima entre seus convidados


A bela igreja matriz


Apreciando o verde Vale


Altar principal


Franci Cardoso se encantou com os belos altares


Tereza Teixeira


Uma das imagens da igreja


Franci e Tereza


Luciano e Lúcia Helena


Mausoléo do Barão e Baronesa de Ceará - Mirim


Faixa de boas vindas ao casal Celso e Anna


Dra. Zeneide Bezerra, uma perfeita anfitriã


Magistradas de Ceará - Mirim


Almoço no Fórum

Nenhum comentário:

musica