sábado, 17 de março de 2012

VOCÊ LEMBRA DO GRAF ZEPPELIN?


Essa foi uma das grandes novidades da década de 20 e tinha tudo para ser um grande sucesso, mas, infelizmente, o pior veio a acontecer. O Graf Zeppelin tinha 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 20 passageiros e cerca de 45 tripulantes e um volume de 105.000 m³, sendo o maior dirigível da história até a data de sua construção em 1.928. Sua estrutura era baseada numa carcaça de alumínio, revestida por uma tela recoberta por lona de algodão, pintada com tinta prata, para refletir o calor.

O primeiro vôo aconteceu em 1.928, ligando Frankfurt a Nova York, e durou 112 horas. Em 29 de agosto de 1.929, comandado por Hugo Eckener, completou o primeiro vôo em redor do mundo ao aterrar em Lakehurst, Nova Jersey, nos Estados Unidos da América. Essa famosa epopéia ao redor do mundo durou 21 dias, iniciada em 8 de Agosto, durante os quais percorreu 34.600 km.

O Graf Zeppelin oferecia grande conforto. Apenas 35 lugares eram disponíveis, e normalmente a lotação não ultrapassava 20 passageiros. A aeronave era bastante estável, devido ao seu tamanho. Os passageiros dispunham de cabines duplas, com beliches, sala de estar e de jantar, e até um salão para fumar, cuidadosamente isolado para não incendiar o perigoso e inflamável gás de sustentação da aeronave, o hidrogênio.

Infelizmente, apenas 14 meses depois da novidade ter chegado ao Brasil (1.936), o Hindenburg acidentou-se em Lakehurst, New Jersey, nos Estados Unidos. Pouco antes de pousar, a aeronave incendiou-se, por motivos até hoje não esclarecidos, no dia 6 de maio de 1.937, não fica descartada a hipótese de uma manobra criminosa. 61 tripulantes e 36 passageiros estavam a bordo. Desses, 13 passageiros e 22 tripulantes faleceram, além de uma pessoa no solo. Essas 36 vítimas encerraram definitivamente a carreira dos dirigíveis Zeppelin.












Um comentário:

LÚCIA HELENA disse...

MENINO, VOCÊ É MAIS DEPRESSA DO QUE RAPIDAMENTE, POR ISSO REPITO: VOCÊ, EM MATÉRIA DE BLOG, É4 O MAIOR!

LÚCIA HELENA

NATAL/RN

musica