terça-feira, 13 de março de 2012

TIANGUA´E SUAS "TANAJURAS"


Na região serrana do Ceará, as formigas gigantes conhecidas como tanajura viram um dos pratos mais disputados entre os agricultores.

Um grupo de crianças representa em uma peça teatral as formigas conhecidas como tanajura. Elas aparecem no período chuvoso e simbolizam produtividade na agricultora. É na época de chuva que elas saem dos formigueiros para acasalar, e os caçadores aproveitam para pegá-las. Somente a fêmea serve para a culinária.

Do campo a tanajura é vendida na feira de Tianguá, onde se vendem também iguarias, frutas e verduras. O pacote da tanajura é vendido a R$ 25, e ainda assim é disputado. O preço, segundo os vendedores, é justificado pela dificuldade de capturá-las. E não falta gente para comprá-las.

"A tanajura é um produto que só tem uma vez por ano e é uma coisa muito difícil", diz o feirante Olavo da Silva. A professora Meire Mota vai levar para casa dois pacotes para não perde o hábito de comer tanajuras, que cultiva desde a infância: "A gente torra, deixa escaldada com sal. Chega em casa é torrar e comer", diz.

O vendedor comercializa a tanajura morta, Ela passa por um processo de salmoura em água quente para ficar conservada. Para prepará-la é preciso uma porção de tanajura, manteiga e sal. "É preciso fazer uma limpeza, para isso a gente mata afogadas em água fervendo", explica o professor Amauri Pinto, que prepara o prato desde pequeno.

Em seguida retire as asas e as presas da formiga e depois frite as formigas. Derreta a manteiga em fogo médio e acrescente o sal. Em dois ou três minutos ela fica no ponto. O professor recomenda comer a tanajura sem talheres, como é feito tradicionalmente na região serrana do Ceará.

FONTE: G1 CE, com informação da TV Verdes Mares e http://tianguareporter.blogspot.com/2012/03/formiga-tanajura-e-tradicao-em-tiangua.html

Um comentário:

REPORTER TIANGUA disse...

Obrigado por da credibilidade ao meu Blog PARABÉNS PELO SEU BLOG MUITO LEGAL. fLW

musica