segunda-feira, 5 de março de 2012

TAMOIOS E PORANGAS


Uma exposição bem diferente. Estamos falando da exposição fotográfica Tamoios e Porangas, que abre amanhã em Manaus. Nela o fotógrafo exalta a beleza e a sensualidade de idosas do Amazonas. O ensaio foi realizado apenas com mulheres que tem acima de 60 anos. Na língua Tupi, 'Tamoios e Porangas' significa 'velhas e bonitas'. Achei a idéia fantástica.

A exposição 'Tamoios e Porangas' será realizada no período de 6 a 8 de março, a partir das 18h no salão central do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. A exposição mostra, em 27 fotografias, a sensualidade de mulheres com mais de 60 anos, inscritas nas atividades oferecidas pelo Ceci. Algumas das fotos foram feitas nas cachoeiras de Presidente Figueiredo, município a 107 km da capital, e outras em um estúdio improvisado no Ceci.

Em 20 anos de carreira, esta é a primeira vez que o fotógrafo Francisco Evangelista, popularmente conhecido como Chico Batata, faz um trabalho tão inusitado, segundo ele mesmo. "Já fiz fotos de polícia, acidentes, e outras coisas mais comuns nesse meio, mas nunca pensei que poderia fazer uma sessão de fotos como essa. Quando recebi o convite fiquei assustado, porque geralmente sou chamado para fazer sessões com mulheres jovens para comerciais e afins

Chico Batata explicou que as senhoras foram acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais antes da sessão de fotos e que o maior objetivo do trabalho é levantar a autoestima das mulheres sem perder o devido respeito que a idade exige. "É claro que as senhoras ficaram tímidas no começo, isso é normal, mas todas elas tiveram o apoio de profissionais e ainda de seus maridos, o que foi fundamental pra que elas perdessem a timidez. O trabalho é de muito bom gosto", afirmou o fotógrafo.

FONTE: http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/02/exposicao-fotografica-exalta-sensualidade-de-idosas-no-amazonas.html






Nenhum comentário:

musica