sexta-feira, 10 de julho de 2009

HOJE É O DIA MUNDIAL DA PIZZA


Dentre as muitas delícias da gastronomia mundial, a pizza é uma das mais populares entre os maiores números de países do mundo. Desde seu surgimento até os dias atuais ela vem conquistando mais e mais adeptos. O Brasil, é claro, não poderia ficar de fora e, além de ter absorvido totalmente essa cultura, ainda é considerado um dos paises onde se faz a melhor pizza do mundo.

Frita, em cone, redonda, quadrada, em metro ou fatiada. Não importa de que maneira seja servida, a pizza tornou-se parte do cotidiano de qualquer brasileiro. Segundo dados da Associação das Pizzarias Unidas (Apuesp), somente na cidade de São Paulo, são consumidas 370 milhões de unidades por ano - só perde para Nova Iorque (EUA) nesse quesito, ainda que ultrapasse com folga toda a Itália.

Existem registros de que os egípcios já faziam a mistura de farinha com água que originaria a base da pizza. Os napolitanos foram os primeiros a acrescentar temperos, como manjericão e molho de tomate, a um disco de massa assado. No Brasil, ela chegou no início do século XX, por meio dos italianos, e ganhou a criatividade que contribuiu para que novos sabores surgissem.

O Dia da Pizza foi instituído depois de um concurso que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita da cidade de São Paulo, em 1985. O evento teve tamanho sucesso que o dia do encerramento, em 10 de julho, foi considerado a data oficial de comemoração da iguaria. Hoje o Brasil todo adotou essa data como Dia da Pizza. Aproveite você também para ir a uma das muitas pizzarias de Natal saborear essa deliciosa iguaria.


2 comentários:

Loja Roberto Vascon/Natal disse...

AI LUCIANO, SÓ POR VER AS FOTOS DESSAS DELÍCIAS JÁ ME DEU VONTADE DE COMER. PIZZA É ALGO REALMENTE TENTADOR! VAMOS COMEMORAR, ENTÃO. A PIZZA MERECE!!!!! BJS.

Eli Abençoada disse...

uuuiii que delicia de pizza srrs luciano ....

musica