segunda-feira, 23 de maio de 2022

EXPOSIÇÃO RES (PEITO)

Cristina Bezerra

Acreditar na pluralidade é um dos preceitos do DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina. Pensamentos, propósitos e corpos plurais. Diante deste cenário, em que o corpo é uma das principais formas de conexão entre indivíduo e o mundo, o evento inspira-se em narrativas para gerar imagens poderosas e empoderadas.

Durante o festival, o Senac/CE apresenta a exposição digital “Res(peito)”, que reúne 10 mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. A exibição do material  poderá ser conferida em tótens, durante o DFB, de 25 a 28 de maio.

Dados

A exposição promovida pelo Senac/CE, em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), é mais do que pertinente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), chancelado pelo Ministério da Saúde, estima-se que, em 2022, mais de 66.200 novos casos da doença surjam. O Ceará situa-se entre os sete estados com maior índice previsto, com taxa estimada de 50,54 casos para cada 100 mil mulheres.

Eliacir Oliveira

Exposição

A expo digital “Res(peito)” confirma que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de plena recuperação, mesmo que com sequelas emocionais ou físicas. É o que atestam as 10 convidadas que posaram para as lentes de Nicolas Gondim, fotógrafo que também assina as imagens da campanha do DFB Festival 2022. Mais do que simples histórias de superação, cada narrativa mostra o quão complexo é o momento em que uma mulher se depara com o diagnóstico do câncer de mama.

Os visitantes irão conhecer  trechos dessas histórias nos vídeos exibidos na exposição, assinados pelo diretor criativo do DFB, Charles W.

O idealizador e diretor geral do DFB Festival, Cláudio Silveira, reforça que o nome da exposição “simboliza a integridade e a dignidade com que cada uma dessas mulheres teve que lidar com a situação delicada de, num momento, se deparar com as incertezas que envolvem o tratamento e as chances de cura”. Nos depoimentos coletados, a percepção de que, mais do que sobreviventes ou vítimas, essas mulheres mastectomizadas são forças atuantes, que exigem respeito por serem quem são e por terem os corpos que têm após o processo de luta contra o câncer de mama.

O link com a moda surge nos bastidores das imagens, que tiveram curadoria de estilo de Márcia Travessoni e styling de Aline Matias, coordenadora de desfiles do DFB Festival. Para o editorial, as marcas Produção, Cholet, Sand Blue, Lenita, Lasso e Joiola cederam seus looks. Já a parte de beleza ficou a cargo dos profissionais do Senac/CE. Todos os profissionais trabalharam de forma voluntária.

O DFB Festival 2022 é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae e Cagece. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura - Secult/CE e realização Artesanias do Ceará.

Lea Barbosa

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

 

Serviço

DFB Festival 2022

Quando: 25 a 28 de maio

Onde: Praia de Iracema - Fortaleza (CE)

Instagram: @dfbfestival

Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd

Site: https://www.dfbfestival.com.br/

Assessoria de Imprensa DFB FESTIVAL  — Capuchino Press

Michelle Brito

 

Nenhum comentário:

musica