domingo, 29 de maio de 2022

SEGUNDO DIA DO DFB 2022

DFB 2022

Desde a abertura da 22ª edição, o DFB Festival vem ressaltando a capacidade criativa dos cearenses e ocupando diversas temáticas relevantes à indústria da moda. No segundo dia de atividades nas areias da Praia de Iracema, desfiles marcantes de nomes consagrados e revelações da cena autoral agitaram as passarelas. Em grande efervescência cultural, o palco Factory recebeu shows de atrações de diversos ritmos e gêneros, dentre eles o grupo Mundo Livre S/A, referência do movimento do manguebeat brasileiro.

Conexão Gastronômica

No Mayú Experience, o público assistiu a uma verdadeira conexão gastronômica com uma oficina de receitas descomplicadas do Maciço, orquestrada pelos chefs Mattu Macedo e Núbia Lima. Na noite, o espaço recebeu uma aula-show de Patrick Lima Alex e Thales Romão, chefs de grande renome na cidade.

Coquetel de lançamento

Parceiro do DFB, o Giga Mall organizou na noite do dia 26.05 um coquetel de lançamento do empreendimento para jornalistas, gestores e convidados na sala de imprensa. Regis Tavares, superintendente, apresentou com exclusividade detalhes sobre a construção do empreendimento e expectativas para a inauguração.

Em etapa de construção, o Giga Mall, com 70 mil metros quadrados de área construída no bairro Messejana, conta com mais de 1.000 lojas e será destinado prioritariamente ao setor da moda atacadista, tradicional no Ceará – um dos maiores polos nacionais.

Ciclo de formação

Realizado pelo Senac, Dragão Pensando Moda (DPM) promoveu palestras relevantes sobre moda digital e sustentabilidade. Em mesa redonda, Gustavo Narciso (C&A), Milena Prado (DIEESE) e Verônica Couto (SEBRAE) trocaram experiências e levantaram os desafios para a inserção da moda sustentável no país. Na mesma tarde, Airan Pagliosa (Santana Textiles), Fernando Bock (Arezzo&CO), Renato Januzzi Cechettini (Inova Consulting) e Lucas Rocha (Haco) conduziram o talk  sobre tendências de consumo e o varejo inteligente. O debate foi encerrado com o papo sobre o universo digital da moda.

Efervescência de ritmos

Enquanto o público assistia às criações nas salas de desfile, o Palco Factory recebia atrações nacionais e locais de diversos ritmos e gêneros musicais. Em clima sunset, a cantora Luiza Nobel entoou um repertório com regravações de hits do funk e pop, junto a composições próprias, como “Anástacia”, “Go Now” e “Let’s Burn”. Abrindo a noite, o duo pernambucano BENZA exalou brasilidade com músicas que misturam pop e tropicalismo a batidas eletrônicas. Headliner da programação, a banda Mundo Livre S/A transformou o palco em um verdadeiro caldeirão com apresentação das faixas enérgicas e provocativas do projeto “Walking Dead Folia”, além de hits que marcaram a carreira do grupo, considerado um dos expoentes do mangue beat no Brasil.

Noite memorável

A segunda noite de desfiles do DFB 22 trouxe muito impacto estético, criatividade, diversidade e brasilidade aos olhos do público. Na abertura, o estreante Bruno Olly trouxe criações ousadas com roupas curtas e coladas e desfile de um casting majoritariamente masculino para questionar os padrões impostos aos gêneros na sociedade. “Ridículo é quem perde tempo em querer menosprezar o próximo”, disse. Em seguida, a marca Sand Blue investiu em sustentabilidade ao apresentar uma coleção de beach wear com acessórios reutilizados de resíduos descartáveis da indústria, como a corda naútica. Representando a moda íntima, a marca Vi Lingerie apresentou a coleção "Ceará é Flor, é Amor", trazendo uma releitura da cultura cearense através de peças em tons rosê e rendas, que esbanjaram feminilidade.

O quarto desfile foi do estilista Vitor Cunha, novo nome da cena autoral, que usou do conceito mitológico e estético da libélula para criação de peças exuberantes em modelagens justas e oversized, produzidas por diversas técnicas, como crochê freeform e reinterpretações de macramê. Aguardado por uma sala lotada, Lindebergue, estilista que faz parte da história do DFB, encantou mais uma vez o público ao apresentar uma coleção cheia de significados e sentidos, referentes ao contexto pandêmico, com peças em crochê e composições de tule, que homenagearam às mulheres, em diversos padrões estéticos, e ainda destinou espaço para personalidades queer e drag queens. Por fim, Ivanildo Nunes trouxe uma coleção vibrante e renascentista, construída com rechilieu, renda de bilro e crochê.

DFB 2022

 

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