sábado, 20 de junho de 2009

POÇO DE DARVAZA



Em pleno deserto de Karakum (Turkemenistão), perto de Darvaza, encontra-se uma cratera de uns 50 m de diâmetro e 20 m de profundidade. Os habitantes do local a chamam de Porta do Inferno. Dentro do poço, queima uma fogo ardente há décadas, um incêndio que parece sem fim. O poço de Darvaza não é obra da natureza, mas o resultado de uma prospecção mineira fracassada feita pelos soviéticos em 1970.

Uma equipe de geólogos perfurava o solo em busca de uma jazida de gás natural quando, de repente, econtraram uma cavidade subterrânea que provocou o afundamento da equipe. Ninguém ousou descer na cratera para salvar a equipe, em virtude da grande quantidade de gás toxico. Os geólogos decidiram tocar fogo no gás que vinha do poço de Darvaza, incinerando a equipe até que todo o gás se consumisse.

Não foi um boa ideia. Os soviéticos subestimaram as dimensões da caverna e de seu conteúdo inflamável. O gás que se consumiria em algumas semanas continua a arder desde 1971, ou seja, há quase 40 anos. Por outro lado, ignora-se por quanto tempo queimará a “ Porta do Inferno”.

Apesar de o poço de Darvaza situar-se numa região de difícil acesso e com numerosas restrições burocráticas para visitá-la, muitas pessoas vão a este local isolado do Turkemenistão para observar um fenômeno de fascinante desolação. O calor intenso só permite uma aproximação rápida, já que é insuportável

Mais uma vez, temos a prova de que é perigoso brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se lhes conhece a profundidade. De noite, o espetáculo do poço de Darvaza é dantesco: o fogo reluz em toda sua magnitude, dando ao poço um aspecto de cratera vulcânica em chamas, o que sem dúvida honra-lhe o nome de “Porta do inferno”.





Um comentário:

Estrela Dalva disse...

NOSSA!!! A NATUREZA CONTINUA REAGINDO ÀS AÇÕES HUMANAS!!

musica