quarta-feira, 17 de junho de 2009

QUEM ERAM AS PIN UPS?



As pin ups foram um dos primeiros apelos do que chamamos hoje de cultura popular e têm grande responsabilidade sobre o modo como as mulheres começaram a ver a si mesmas após os anos 40. Foi nesse período que as mulheres descobriam que era possível posar para uma foto sem ter a alegre companhia de um fogão novinho.

Nos pós-guerra, artistas como Elvgren assinavam desenhos de mulheres em revistas, dividindo espaço com as fotografias: o que era para nunca ser mostrado em público descobria seu lugar no mundo, e como arte! As mulheres descobriam uma fonte de informação porque, como as pin-ups eram as mulheres como os homens desejavam, logo elas descobriram como usar os trejeitos em proveito próprio, “contra” os homens. O vestuário modificou-se. Cintas-liga e grandes peitos viraram o que era o tornozelo nos anos 30.

Então veio o ostracismo. O advento da alta costura, da fotografia de moda e das modelos magérrimas, as pin-ups perderam o sentido. Além do mais, mulheres em poses para agradar e sendo escravizadas por sutiãs de enchimento nada tinha a ver com a revolução social que acontecia. As mocinhas perderam o sentido que tinham e se tornaram peças machistas.

No século XXI elas estão de volta, pois mesmo as mulheres querendo ser muito magras como dita a indústria e a tal vida saudável, elas relaxaram na sobriedade em busca de uma feminilidade plena. Mais uma vez, mulheres semi-nuas, segurando sorvetes, de cintura fina e sorriso de quem não quer nada estão de volta para embriagar nossos olhos. A tendência retro se apoia nos anos de ouro das pin-ups influenciando diretamente um mundo que se pensava demasiadamente material e sério.




























































2 comentários:

paulinochacon disse...

A CARA DE MISS DANY kkkkkkkkk ameiiii!!!

Estrela Dalva disse...

muito legal ...

musica