domingo, 11 de novembro de 2012

UMA ÁRVORE MUITO COLORIDA


 



À primeira vista, pode parecer que a árvore que ilustra este artigo tenha sido alvo de alguns grafiteiros. A verdade, porém é outra bem diferente, pois a cor variada do seu tronco é totalmente natural. Esta curiosa árvore pertence à espécie "Eucalyptus deglupta". Sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco, que o levou a ganhar o apelido de "arco-íris Eucalyptus". O aspecto marcante destas plantas ocorre devido à forma como eles  movem sua casca.

A mudança ocorre em etapas ao longo do ano, de modo que, durante algum tempo a haste verde escurece para dar lugar a tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa e ocre. Na verdade, o nome da espécie ", deglupta" deriva de uma palavra latina que descreve o processo de muda em função da separação da casca. Hoje em dia elas podem ser encontrados em várias regiões tropicais, como Porto Rico, porque cresce muito rápido em terra ensolarada, úmido e boa drenagem.

Em condições ideais, ela pode crescer até três metros em um ano, o que fez com que o seu cultivo, assim como de outras espécies de eucalipto, seja  muito comum na indústria do papel. É claro, sua cor marcante natural faz com que ela seja também uma árvore ornamental muito apreciada em jardinagem e, provavelmente, a árvore mais colorida do mundo.  Interessantíssimo, vocês não acharam?












Um comentário:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Maravilhoso. Obrigada. Abraços alados.

musica