segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TSUNAMI EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA


Uma onda gigante, acima de 50 metros de altura, atingindo o litoral brasileiro, especificamente João Pessoa e destruindo tudo no seu caminho. A cena assustadora não se trata de um filme de Hollywood, mas de uma sombria previsão de cientistas britânicos em estudo com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O alerta coloca em xeque respostas de alguns estudiosos de ser quase nula a possibilidade do Brasil ser atingido por uma Tsunami.

Essa possibilidade concreta existe e foi descoberta em 1996. De acordo com pesquisadores, João Pessoa tem possibilidades de ser atingida por esse triste fenômeno.É um alerta para os natalenses, pois somos vizinhos... A explicação dá conta de um vulcão, denominado Cumbre Vieja (Pico Velho), que fica na parte sul da ilha de La Palma, nas Canárias, perto da costa oeste da África. Se entrar em erupção novamente poderá provocar o deslocamento de um pedaço de rocha de alguns quilômetros cúbicos e sua queda no mar.

Os fragmentos da rocha devem se espalhar e, consequentemente será formado um jato de água gigantesco que se deslocará como uma onda numa velocidade de aproximadamente 500 km por hora por todo o Oceano Atlântico. Em poucos minutos chegará à costa africana e, em pouco mais de 5 horas, atingirá o litoral do Norte e Nordeste brasileiro.

FONTE: http://www.jornalonorte.com.br/2009/10/04/diaadia2_0.php



Um comentário:

Estrela Dalva disse...

nossa!!! a natureza é realmente imponente...

musica