segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TUBARÃO JURÁSSICO

DESLIGUE O SOM DO BLOG (NO IPOD DO LADO DIREITO), ANTES DE ABRIR O VÍDEO


O tubarão "pré-histórico" encontrado no litoral japonês é o segundo avistado pelos responsáveis pelo aquário de Shizuoka nos últimos 10 anos. Aparentemente, o tubarão-cobra "tinha subido à superfície em busca de águas mais temperadas e possivelmente foi desorientado pelas correntes", explicaram as fontes do aquário ao qual o animal foi levado antes de morrer.

Esta foi a segunda vez em 10 anos que um tubarão-cobra foi localizado na costa japonesa. Mas foi o primeiro capturado com vida, permitindo aos cientistas entender um pouco mais a espécie. O animal é um "fóssil vivo" que quase não evoluiu desde a pré-história. Seu aspecto lembra mais uma serpente ou uma enguia do que seus parentes como os tubarões brancos.

O animal foi achado por um pescador na baía de Suruga, a oeste de Tokyo. Surpreso, ele entrou em contato com o parque, que enviou uma equipe ao local. Segundo fontes do aquário, o tubarão estava fraco e desorientado, e não foi possível salvar sua vida. Era uma fêmea de "Chlamydoselachus anguineus", de 1,6 metro e 7,5 quilos, que morreu poucas horas depois de chegar ao centro.

Agora o animal está congelado enquanto os responsáveis pelo parque decidem o seu futuro. O mais provável é que seja cedido à pesquisa científica ou dissecado para exposição. Os tubarões-cobra habitam o fundo dos oceanos, entre 600 e 1.000 metros. São quase cegos, podem chegar a 2 metros e se alimentam principalmente de outros peixes, além de polvos.

FONTE: http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Tubarao-pre-historico-encontrado-no-Japao

Nenhum comentário:

musica