quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O PERIGO DOS FONES DE OUVIDO


Depois da popularização das músicas em formato MP3, é quase impossível sair de casa e não ver alguém usando um fone de ouvido. Seja nas ruas, no ônibus, no trabalho ou na faculdade, sempre existem pessoas que curtem passar o tempo ouvindo música, principalmente os jovens. O uso em excesso desse conector, porém, pode causar danos irreversíveis à audição.

Estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, divulgado na revista científica internacional Journal of Audiology, revela que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce em consequência do uso de tocadores de MP3. Os cientistas israelenses analisaram os hábitos de jovens ao ouvir música e mediram os níveis de volume. Os resultados comprovaram o que os médicos e especialistas vêm alertando. O uso abusivo de dispositivos de MP3 pode acarretar, a longo prazo, efeitos nocivos à audição.

Cerca de 80% dos adolescentes utilizam o MP3 regularmente. Destes, 20% usam o aparelho por mais de uma hora e por menos de quatro. Já 8% dos jovens ultrapassam as quatro horas. A coordenadora da pesquisa, Chava Muchnik, acredita que, em dez ou 20 anos, uma geração inteira estará sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado por conta do envelhecimento natural.

Fonte: Diário do Nordeste, www.tianguaemfoco.blogspot.com

Nenhum comentário:

musica