sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O MUNDO DA SEDA


Recebi essa matéria maravilhosa de minha querida amiga a poetisa e escritora potiguar Lucia Helena Pereira. É lógico que eu não poderia deixar de postar. É um assunto muito interessante e curioso. Trata-se de como é o processo de concepção da seda: um dos tecidos mais caros do mundo.

A fibra de seda natural é um filamento contínuo da proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina) que se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.

Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. Reza a lenda que a Imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela finalmente conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.

A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz. Era considerada a mais valiosa mercadoria da China, e gerou a famosa Rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até 300 d.C. , quando se tornou conhecida na Índia, ou seja, 3.000 anos após sua descoberta pelos chineses.

FONTE: http://biguarte.blogspot.com/2010/08/origem-da-seda.html































2 comentários:

LÚCIA HELENA disse...

RICA POSTAGEM PELA SUA SENSIBILIDADE QUE LHE FAZ VER O QUE OUTROS NEM PERCEBEM!

PARABÉNS.

LÚCIA HELENA PEREIRA

NATAL-RN

Julita Cysne disse...

Tão magnífico a forma de "criar" a seda, por isso seu valor elevado!Adorei!

musica