quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COLÔMBIA - UM PAÍS PARA SE CONHECER


Em novembro estarei indo conhecer a Colômbia. Passarei dez dias em Bogotá e adjacências conhecendo a arquitetura, cultura e gastronomia daquele lindo país. Aproveitarei e postarei matérias diárias com dicas muito úteis para quem gosta de conhecer lugares interessantes.

A Colômbia tem uma história milenar antes da conquista, e em diversos lugares ainda está vivo o testemunho do seu passado indígena. Em San Agustín, departamento de Huila, conservam-se monolíticos que representam deuses e guerreiros. Na zona de Tierradentro (Cauca), o viajante pode percorrer os hipogeus, complexos funerários com câmaras subterrâneas.

A mistura de raças trouxe ao país e ao mundo expressões culturais de grande valor nos campos da música, das artes plásticas e das letras, como o atestam escritores e artistas cujas obras se podem admirar nos museus, galerias, bibliotecas e espaços públicos do país.

Em relação à Bogotá, meu principal destino, sua história começa em 1538. As primeiras construções da cidade, que também data de 1538, segundo outra versão, eram as doze palhoças do Zipa (cacique), conhecidas como o Chorro de Quevedo, no atual bairro La Candelaria (onde ficarei hospedado).

A culinária colombiana é tão mestiça quanto seu povo. Leva ingredientes indígenas e espanhóis com modos de preparação africanos, árabes e espanhóis. Os principais elementos da comida são os tubérculos, principalmente batatas e mandiocas, acompanhados de carne ou pescados.

Vejam algumas fotos da linda Bogotá e aguarde, em breve, outras feitas por mim:








Nenhum comentário:

musica