terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A MAIOR FLOR DO MUNDO


A maior flor do mundo é também a mais mal cheirosa. Trata-se daTitan Arum (Amorphophallus titanum), que pode chegar a 6 metros de altura, com média de 1,35 metro de diâmetro. Mas tanto tamanho não significa muito perfume. Em razão do seu odor repulsivo, esta flor é chamada de "flor-cadáver". Natuaral das florestas da Sumatra, a Titan Arum foi descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico.


Ela só floresce duas ou três vezes durante seus 40 anos de vida e cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela polinização da flor. A estratégia usada para fazer o cheiro ficar ainda mais forte e atrair mais insetos é interessante: a planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada. Isso explica porque ela floresce tão poucas vezes e porque os cientistas precisam de máscaras para chegar perto quando ela está aberta - com todo este calor, o fedor é insuportável.








4 comentários:

LÚCIA HELENA disse...

FICOU MARAVILHOSA A POSTAGEM DA MAIOR LOR DO MUNDO.

PARABÉNS.

LÚCIA HELENA

NATAL/RN

Madeleine disse...

Menino, só vc para conseguir essas matérias! Adorei! E graças a Deus que estamos apreciando a beleza desta flor apenas por foto, né?
Beijos

DALVINHA disse...

Nossa!! Q exagero de flor!!!!! mas muito bonita...

Caroline disse...

A matéria é surpreendente!!! PARABÉNS!!!

musica