quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A MILENAR SETE CIDADES

Parque Nacional de Sete Cidades

O vizinho estado do Piauí possui belezas naturais invejáveis e pode ser visitado pelos cearenses sem muitos gastos, já que o acesso pode ser tanto aéreo como terrestre. É lá onde podemos conhecer o belíssimo Parque Nacional de Sete Cidades. O lugar foi habitat dos índios Tabajaras e possui formas rochosas muito diferentes e interessantes que contam com, aproximadamente, 190 milhões de anos.

O Parque possui uma extensão de 6221 hectares e foi criado em 1961, sendo composto por importantes sítios arqueológicos (estão entre os mais importantes do Brasil). Dentre a rica fauna destacam-se a onça-parda, gatos-do-mato, cachorro-do-mato, veado-mateiro, tucanos, falcão tropical e paca, além do roedor mais famoso do local, o Mocó, que habita as tocas das rochas areníticas dos monumentos geológicos ali existentes.

Para os amantes de arte rupestre o Parque possui um acervo valiosíssimo e pode ser visitado e admirado sem nenhum gasto e a céu aberto. Aproveite seu passeio para visitar o sítio arqueológico conhecido como Pedra do Lagarto Lá é possível observar esse tipo de pintura pré-histórica com figuras zoomórficas e egrafismos puros em vermelho e alguns tons de amarelo. É muito importante que os visitantes tenham todo um cuidado com a preservação dessa área.

A vegetação característica de Sete Cidades é de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espécies como o murici, o pau-terra, as palmeiras, o buriti, a carnaúba e o tucum. Para visitar esse lindo paraíso ecológico acesse a BR 343, partindo de Teresina com destino a Piripiri. A distância do centro da capital piauiense até o parte é de 26 km e a estrada e de asfalto pela rodovia BR 222. O parque abre as 8hs da manhã e fecha as 17hs com entrada gratuita. 

Arte rupestre

Fauna local

Relevo ímpar

Nenhum comentário:

musica