segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IV FORUM DE DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE


Minha querida amiga Glaucia Andrade organiza, no dia 14.08, das 08 às 21hs, o IV Fórum de Deficiência e Acessibilidade que é um fórum de debates e ideias de onde se propõe resoluções, ações e leis capazes de vencer a barreira da indiferença e da falta de informação.  Nascido de uma parceria entre a FIEC, na pessoa do Dr. Roberto Macêdo, e a Arte Pensamento, este é o 4º ano consecutivo do Fórum de Deficiência e Acessibilidade que tem como palco a sede da FIEC - Federação das Indústrias do Ceará, onde em cada edição acontecem debates com temas diferentes sobre esse universo.

O tema proposto pelo Fórum pretende chamar atenção para as 45 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/2010. Essa população quer ser incluída na sociedade, como sujeitos de plenos direitos e deveres. Ser ouvida, respeitada como cidadãos, conviver, participar e não apenas ser tolerada. As ações de inclusões ainda precisam ser rotina no cotidiano de quem toma decisões e, sobretudo, no cotidiano de cada um de nós. 

Um dos objetivos do Fórum é conscientizar através de ações relevantes e transformadoras, pois o hábito de infringir leis que não resultam em punição efetiva faz com tais leis pareçam inexistir, quando, na verdade, elas são atuais, sérias, mas, por não fazerem parte da cultura e do cotidiano, perdem parte de sua eficiência e, ao serem ignoradas, causam profundos transtornos aos cidadãos especiais.

Glaucia Andrade, organizadora do evento

RELAÇÃO DE PALESTRANTES E TEMA DAS PALESTRAS

-Drª Denise Carvalho- Médica com Doutorado em Genética pela USP, Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará, médica do Serviço de Genética da APAE- Fortaleza.  Tema da palestra: doenças neuromusculares, patologias degenerativas e cognitivas.
-Randal Pompeu- Vice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tema da palestra: “A inclusão por meio da arte”
-Xico Theóphilo- Assistente Técnico da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (COPEDEF). Tema da Palestra: “Sempre acredite na sua força”
-Jayme Leitão – Arquiteto e Urbanista. Tema da palestra: “Arquitetura e Mobilidade urbana”
- Guilherme Sampaio- Vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Tema da palestra: Ainda em definição.
- Nadja Glheuca- Engenheira Civil pela UFC, atualmente é Professora Associada da UFC junto ao Departamento de Engenharia de Transportes (DET/UFC) e é membro do Grupo de pesquisa em Trânsito, Transporte e Meio Ambiente. Tema da palestra: ainda em definição.
- Pauê Aagaard- Fisioterapeuta, escritor, palestrante e atleta Campeão Mundial de Triathlon, considerado o único surfista biamputado do mundo. Tema da palestra: “Superando desafios”
- Bismarck Maia – Secretário de Turismo do Ceará. Tema da palestra: ainda em definição.
- Ferruccio Feitosa – Secretário Especial da Copa. Tema da palestra: ainda em definição.

SERVIÇO:

Evento: IV Fórum de Deficiência e Acessibilidade
Data: 14 de agosto de 2013, das 08h às 21h (Coquetel às 18h30 horas)
Local: FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota. (ENTRADA FRANCA)

Mais informações com Iratuã Freitas: Tel.: (85)9904.7094 e/ou 8631. 1683




Nenhum comentário:

musica