segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TODO VINHO É SAUDÁVEL?





Que o vinho traz benefícios reais à saúde, quando consumido com moderação, parece que quase todo mundo já sabe. Mas será que existem alguns vinhos que são mais saudáveis do que outros?

O segredo está na quantidade de componentes antioxidantes presentes em cada taça, como procianidinas e resveratrol, encontrados principalmente nas cascas e sementes das uvas. E todos os tipos de vinho possuem esses componentes, só que em maior ou menor escala.

A escolha do seu vinho, é claro, não será definida somente pelo potencial benéfico dele. Antes de mais nada, prevalece seu gosto pessoal, é claro. Mas veja quais são as pistas para identificar quais vinhos podem ser os mais saudáveis!

 Por tipo de uva

A cepa considerada a mais saudável de todas é a Tannat, com sua casca grossa e quantidade de sementes superior à média (5 sementes por bago, enquanto o comum são apenas 2 ou 3). Outras cepas que se destacam pelo natural potencial de benefício para a saúde são: Cabernet Sauvignon, Nebbiolo, Petit Verdot, Sangiovese, Tempranillo, Malbec e Shiraz.

Por outro lado, algumas cepas naturalmente apresentam menos componentes antioxidantes, não tendo, portanto, o mesmo potencial benéfico: Cabernet Franc, Carmenère, Pinot Noir, Barbera, Zinfandel, Primitivo, Grenache, Merlot e Gamay.

 Por estilo de vinificação

Como as procianidinas e o resveratrol, bem como outros polifenois do vinho, estão presentes nas sementes e cascas das uvas, o estilo de vinificação também afeta enormentemente o valor benéfico de cada vinho.

O segredo dos vinhos mais saudáveis, em relação ao método de produção, é a duração dos processos de fermentação e da maceração, ou seja, a duração do contato com as cascas e sementes. Por isso, encontramos mais antioxidantes nos vinhos tintos, embora brancos envelhecidos em carvalho também possam ser bastante tânicos e saudáveis.

Sendo assim, pequenas produções artesanais, como vinhos de autor, costumam ser mais saudáveis que os grandes lotes de produção comercial.

 Por região de origem

Sem nos esquecermos de que é uma generalização, é possível ter uma orientação dos vinhos mais saudáveis, também conforme a região de origem:

Australianos tendem a ter menores níveis de procianidinas, mesmo quando produzidos com a tânica uva Shiraz. Os tintos de Bordeaux e da Borgonha estão entre os moderados, assim como os espanhóis.

Italianos do Sul, incluindo os insulares de Sicília e da Sardenha, em geral têm altos níveis de procianidinas. Californianos produzidos com Tannat ou com Cabernet Sauvignon merecem destaque nos benefícios à saúde. E argentinos, como o Malbec, costumam ter alguns dos mais altos níveis de antioxidantes.

De qualquer maneira, vale ressaltar: o consumo moderado de vinho traz inúmeros benefícios à saúde, mas não é indicado para todas as pessoas. Na dúvida, consulte um médico.



Nenhum comentário:

musica