segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONHECENDO DUBLIN - IRLANDA

Por Livia Barreira

Quando cheguei em Dublin, dia 26 de abril deste ano o primeiro parque que conheci foi o Stephen`s Green. De cara logo achei o lugar incrivel. Foi amor a primeira vista mesmo hahahaha Naquela época ainda estávamos na Primavera...



Stephen`s Green na Primavera

Quando o Verao chegou, a paisagem mudou e pude perceber que ali estava um lugar muito procurado pelos irlandeses e pelos estrangeiros das mais diversas nacionalidades que habitam Dublin.


Visao geral do lago central

Basta o sol aparecer para as pessoas correrem para la. Ja que a Ilha Esmeralda (como a Irlanda tambem é conhecida) acaba sendo um lugar com alto indice pluviometrico, alguns vao em busca dos raios solares para pegar "um bronze", outros vao para bater um papo descontraido com os amigos, ha os solitarios que estao ali pensando na vida ou vao se deleitar com a boa leitura de um livro. Ha ainda familias que fazem picnic ou levam as criancas para brincar livremente.


Dias de Sol

Recebendo a visita da amiga Camila Vale no Verao


Tem tambem a turma do cooper, da bike, os engravatados que dao uma pausa na hora do almoco para comer ouvindo os passaros ou observando o movimento dos cisnes no grande lago central que é alimentado pelas águas que chegam do Grande Canal de Portbello....Ahhhh impossivel nao se render aquele belo cenario de filme! Um oasis urbano em meio ao burburinho da cidade.




Depois de alguns impressoes, vamos agora a informacoes sobre o parque: O Stephen`s Green esta situado no bairro de Dublin 2, no coracao do centro da cidade e pode ser considerado um dos belos exemplos de património público mais antigos da capital irlandesa. Criados em 1664, os jardins localizados ao lado da Grafton Street (uma das ruas comerciais mais importantes de Dublin) foram remodelados no século XIX.



Acesso democratico!




Se hoje o parque tem acesso gratuito e democratico reunindo pessoas de todas as classes sociais, idades e racas, nem sempre foi assim... Por pouco mais de sessenta anos, a partir de 1814 o Stephen`s Green teve acesso restrito a familias da elite que residiam em sua zona.


É que naquela epoca os prédios georgianos que abraçam o parque se tornaram residências da elite de Dublin e o  belo parque era somente dessas pessoas. Era absurdamente fechado com chaves e o acesso era privado.




Somente em 1877 Arthur Guinness  o transforma novamente em um local público. Por isso, existe uma estatua desse senhor no parque.

Em formato retangular e ocupando cerca de nove hectares de terreno, o parque urbano conta com lindos caminhos de passeio arborizados, flores de diversas especies, gramados impecavelmente verdes, um jardim para deficientes visuais (com plantas aromáticas etiquetadas em braile) e uma zona infantil. Portanto, nao poderia estar fechado apenas para o desfrute de poucos!!

FONTE: http://livinhabarreira.blogspot.ie/2012/08/stephens-green-meu-favorito.html

Nenhum comentário:

musica