sábado, 24 de dezembro de 2011

VOCÊ SABE A ORIGEM DA CEIA DE NATAL?



Vocês já imaginaram um natal sem ceia de natal? É claro que não. A ceia é uma das principais tradições na noite de 24 de dezembro, véspera da data do nascimento de Cristo. Vocês sabem como surgiu essa tradição? Bem, conforme consta na literatura, há centenas de anos, os europeus deixavam a porta de suas casas abertas no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família, confraternizassem nesse dia.

Hoje, o prato mais clássico servido nessa ocasião é o peru, cujo consumo dessa ave originou-se nos Estados Unidos. Lá, o peru é um prato tradicionalmente servido no Dia de Ação de Graças, uma data muito importante para os americanos, e essa tradição veio para o Brasil com a adaptação de ser serviço exatamente junto com a ceia de natal.

Outros alimentos tradicionais do Natal são as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone. Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido como pane di Tone. Porém, existem outras versões, mas, por enquanto, vamos ficar com essa mesmo.

O mais importante de tudo isso é exatamente a reunião de família em torno da mesa. Esse sim, é um momento único e que deve ser muito bem aproveitado. Um momento que nos remete à reflexão, à união e, principalmente, ao perdão. O Blog mais chique do nordeste deseja a todos um Feliz Natal cheio de momentos felizes e fraternos.

Nenhum comentário:

musica