terça-feira, 11 de outubro de 2011

ARTE EM TAMPAS DE BUEIROS


Quando digo que os orientais são admiráveis eu tenho mais de mil motivos para isso, pois, somente um povo com uma cultura milenar pode criar e manter obras de arte em suas tampas de esgotos. Os primeiros bueiros decorados surgiram na década de 1950, como forma de democratização do espaço público. Mas foi na década de 80 que a tendência virou uma mania nacional.

Esses bueiros possuem desenhos os mais diversificados imagináveis e variam de região para região. Algumas cidades e alguns distritos têm seus desenhos próprios. As criações são incentivadas pelas autoridades locais. Com isso, além de desenvolver a criatividade dos artistas, as obras ainda servem para embelezar as cidades. Esse é um grande exemplo que vem do Japão.

Já pensou se essa moda pega no Brasil? Em uma semana teriam roubado todas as tampas, pois se observarmos até as igrejas tem sofrido assaltos ultimamente, sem falar nos cemitérios onde, diariamente, roubam estátuas, vasos de flores, crucifixos e até, pasmem, lápides de mármore.



















4 comentários:

LÚCIA HELENA disse...

MUITO OPORTUNA A POSTAGEM DAS TAMPAS DOS BUEIROS NO JAPÃO.

BJS. LÚCIA HELENA

marciotan disse...

COM UM OLHAR MAIS ATENTO EM NOSSAS CIDADES, PODEMOS NOS DEPARAR COM ESSAS PRECIOSAS JÓIAS VISUAIS.

marciotan disse...

aLGUMAS PEÇAS PARECEM VITRAIS, OUTRAS BANDEIJAS DECORADAS,,,PUXA QUANTO ESMERO DO JAPONES, ATÉ MESMO NA HORA DE PRODUZIR UMA TAMPA DE BUEIRO,,PARA MIM SAO ARTISTAS NATOS EM SUA MAIORIA, POSSUEM INCRIVEL DESTREZA MANUAL....ESTOU ENCANTADO!!!

Julita Cysne disse...

Bem interessante a visão que vc teve, as vezes nem reparamos nesses pequenos detalhes que de inicio nem percebemos quanto é belo. Gostei! Parabéns!

musica