segunda-feira, 11 de julho de 2011

CADEIRAS FANTÁSTICAS


O Homem tem procurado desde sempre algo onde possa descansar e, à medida que a sociedade se desenvolve, a cadeira também vai evoluindo. Enquanto objecto simbólico, sob a forma de trono ou cadeira eléctrica por exemplo, expressa poder e autoridade. Acredita-se que a primeira cadeira foi fabricada no ano de 1620, na Itália, mas alguns estudiosos já contam histórias de cadeiras no Egito Antigo, o certo é que o homem sempre está procurando mais conforto e nada mais confortável do que uma boa cadeira.


A cadeira chegou ao Brasil no século 16, com a vinda dos portugueses. Até então, por aqui, o mobiliário indispensável eram a rede e a esteira indígenas, ambas de fibras vegetais. A novidade demorou a vingar. Durante muito tempo, seu uso esteve restrito às igrejas, conventos, sedes de bispados, palácios de governo e outros lugares requintados. Apenas no século 19 é que as famílias brasileiras passaram a incorporar no mobiliário o jogo de cadeiras, destinado a compor a sala de jantar e as salas ditas de visita. Detalhe: isso valia para as famílias mais ricas. O resto do povo continuou fazendo o que já fazia quando queria descansar as pernas: sentava em bancos, redes ou no chão,mesmo.


De certa forma, essa função mais requintada foi preservada até hoje, e o jeitinho bem brasileiro de viver de fato privilegia o uso da cadeira em momentos mais formais. Em famílias do interior ou nas casas de pescadores no litoral nordestino, a vida cotidiana acontece no terraço, em tamboretes, banquinhos e, claro, em redes. As cadeiras estão sempre na sala. Um lugar, digamos assim, mais nobre para receber a visita. Hoje postamos imagens de cadeiras bem originais. Confira e comente.































Um comentário:

marciotan disse...

Meus sais por favor!!! putz,,quanta criatividade,,ideias simples que nos simples mortais nao atentamos e que geram moveis incriveis,,deliciei me com cada um desses modelos,,o mundo do design,,pelo visto esta cada vez mais arrojado,,como acompanhar essa tendencia sem deslumbrar-se?

musica