quinta-feira, 4 de março de 2010

NORUEGA: UM PAÍS PARA SE VISITAR

A origem da Noruega remonta uns 11.000 ou 12.000 anos, mas a sua verdadeira história, como se sabe, remonta ao século VIII ou Século IX, quando a Escandinávia ainda era território Viking. No século XV, depois da morte dos monarcas, se amplia esta situação, com um tratado com os países vizinhos, principalmente na Dinamarca na Suécia.


Já no século XIX, a Noruega foi segregada a partir dessa união com a Dinamarca, mas fica unida à Suécia, na sequência de um pacto com o dinamarquês Napoleão. Em 1905, a Noruega é definitivamente reintegrada como uma monarquia independente.


Já no século XX, as guerras chegam a Europa. Durante a Primeira Guerra Mundial a Noruega permaneceu neutra e durante a Segunda Guerra Mundial o país foi invadido pelos nazistas. Hoje a Noruega é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar. O país está dividido em 19 regiões e a sua capital é Oslo. A sua população é superior a 5 milhões de habitantes.


No Inverno, enquanto a neve e o gelo cobrem grande parte do seu país, os noruegueses fazem esqui de fundo, saltos de esqui, descem as colinas sobre esquis… Aos fins-de-semana, durante as férias, depois do trabalho... Na Primavera, quando a neve derrete nas planícies, eles seguem-na até às montanhas. E se realmente não houver nenhuma neve em lado nenhum ali por perto, patinar é sempre uma opção a ter em conta...


Hoje o Vida & Arte posta algumas lindas imagens do inverno Norueguês. Veja e me diga se não vale à pena escolher esse lindo país como seu próximo destino turístico. Em 2011 estarei aí, me aguardem.






















2 comentários:

Fada do Mar Suave disse...

Tão lindas imagens que dão alegria e prazer de passar por aqui. Amo tudo que vejo e leio! Parabéns com admiração!

marciotan disse...

Meu amigo Jander, mora nesse paraiso gelado,,,tudo parece um conto de fadas da imaginação de Hans Cristian Andersen...

musica