Estive, ontem à noite, no Espaço Oboé para o lançamento do livro Liberdade Crônica, da humorista global Maria Paula (aquela do Casseta e Planeta). Esse lançamento literátio é o debut da atriz como escritora. Durante o lançamento ela se fez acompanhar dos dois filhos e da Senadora Patrícia Sabóia que rasgou elogios à nova escritora.
O livro foi lançado inicialmente na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro e agora a atriz está fazendo uma itinerância por todo o Brasil. Ontem foi a vez de Fortaleza receber a atriz e sua obra. Liberdade Crônica – é uma compilação de histórias e crônicas dividida tematicamente em 3 partes: Atitude Caráter, Atitude Afeto e Mulher de Atitude.
Ao longo de seus textos, a autora aborda questões sócio-políticas e relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade, questiona certos aspectos ideológicos da sociedade, narra histórias saborosas (algumas passadas a ela por seus antepassados) e divide experiências sobre suas crenças na cultura e na religiosidade de todos os povos, principalmente o oriental. Além disso, ela fala da mulher, analisando o seu papel ao longo dos tempos e das diferentes facetas da sua feminilidade.
Pequeno trecho da crônica de abertura do livro Liberdade Crônica – Atitude Caráter:
“Dependendo de como você se coloca, o mundo lhe responde com respeito, admiração e receptividade.
Sempre que alguém olha sorrindo para alguém, uma ponte se constrói. Qualquer demonstração de solidariedade tem um significado enorme para quem está numa situação difícil.
A atitude interna segue esse mesmo padrão.
Uma pessoa que se comporta de forma inovadora, independente, de acordo com suas verdades pode ser considerada uma pessoa “de atitude”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário