sexta-feira, 22 de abril de 2022

VÔOS BREVES

Rômulo Amaro

Versos que surgiram de forma independente estão em “Voos Breves”, terceiro livro e primeiro de poesia do cearense Rômulo Amaro, previsto pra ser lançado com a participação especial do violonista, Paulo Goes, no dia 24 de abril de 2022 (domingo), às 18h30, na Casa Pano de Roda, em Fortaleza (CE).

“Horas e horas a fio sou possuído, como se a vida fosse um sonho contigo” é desse modo que o poeta Amaro abre a sua terceira obra, depois de lançar “Proposta de Regra de Reajuste – Previdência Complementar (científico)” e “A Travessia de Um Inverno (autobiográfico)”.

Publicado pela Editora Premius, “Voos Breves” é um livro de 56 páginas que tem capa e gravuras assinadas pelo próprio autor. É importante frisar, que o professor de pintura Josué Lobo deu apoio à produção das ilustrações.

Já a editoração eletrônica da obra ficou a cargo de Geraldo Júnior, a revisão de Mário Chaves e o suporte  de Fábio Amaro, Vitória Maria e Emanuela Ficatier, que contribuíram para o aperfeiçoamento de “Voos Breves”.

“A brevidade dos voos se refere à curta extensão dos poemas que não compromete as suas profundidades. Assim como o respirar é breve, mas significa vida. Rômulo não transita na superficialidade, mas nas dualidades do Ser”, justifica a esposa do poeta, a bancária e acadêmica de psicologia, Cristiane Amaro, que assina o prefácio da obra.

O autor, por sua vez, diz: “o surpreendente é que esses versos dialogam entre si, e o poema acaba por ter unidade e sentido, e somente depois é que vem o título. Os registros desta obra foram construídos dessa forma”, revela Rômulo Amaro.

“Estava só, experimentando a mais profunda e serena solidão, num prazeroso vôo solitário, distante das pessoas, não as reais, mas aquelas concebidas por mim” acrescenta o poeta em “Inexplicado”, um texto  que soma-se a uma demanda vinda simultaneamente dos mundos externo e interno.  

“Vivo buscando adentrar um recinto do qual nunca estive fora: a eternidade!” É nesse estilo que o poeta da Terra da Luz finaliza “Inquietude”, um dos poemas de “Voos Breves”, onde Amaro dar um “Mergulho” ressaltando: “o mar é sempre outro; a vida é como o mar; quando vem a onda alta, o melhor a fazer é mergulhar”.

 

“Outra missão o homem não ter maior do que a de oferecer o fruto da sabedoria a todos os homens”, assim pensa Rômulo Amaro ao encerrar “O enigma”, poema da 16ª folha de seu novo livro, que promete ser um deleite para os leitores como Jonas Amaro e Diana Bezerra que testemunharam a construção de “Voos Breves”. 

*O autor

Formado em ciências atuariais e mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Rómulo Amaro é natural de Fortaleza e amante da matemática, filosofia e clássicos da literatura universal.

Inovar é um dos pontos fortes de Amaro que gosta também, de lidar com pessoas e usar da transparência em tudo que faz, além de ser comprometido, focado e determinado em qualquer projeto, onde leva a sua assinatura.

*Lançamento do livro

>Voos Breves / Rômulo Amaro

>Dia: 24 de abril de 2022

>Horário: 18h30

>Local: Casa Pano de Roda

  Rua Padre Valdevino, 2362 – Dionísio Torres

  Fortaleza – Ceará

>Valor da obra: R$ 30,00

*Contato para entrevistas:

>Rómulo Amaro / Autor de Voos Breves

  (85) 9 9802.0130


v

 

Nenhum comentário:

musica