sexta-feira, 25 de março de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE BRASÍLIA

DESLIGUE O SOM DO SITE (NO IPOD DO LADO DIREITO) ANTES DE ABRIR O VÍDEO.

José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como marechal José Pessôa, Cabaceiras, 12 de setembro de 1885 no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 1959, foi um militar brasileiro.


Imprescindível se fazer justiça em resgate da verdade histórica, reconhecendo-se que foi a Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital, sob a Presidência de José Pessoa, a responsável pela exata escolha do local onde hoje se comemora os 50 anos da cidade de Brasília.


A idealização do plano-piloto, também foi obra da mesma comissão que em relatório, redigido pelo General José Pessôa, intitulado "Nova Metrópole do Brasil", entregue ao Presidente Café Filho, detalhou os pormenores do planejamento.


O General José Pessôa imaginou o nome da capital como Vera Cruz. O plano elaborado respeitava a História e não descaracterizava as tradições brasileiras. Grandes avenidas chamar-se-iam "Independência", "Bandeirantes" etc, diferentes, portanto, das atuais siglas de Brasília, como W-3, SQS, SCS, SMU e outros.


Cláudio Queiroz, Professor de Arquitetura da Universidade de Brasília, em declaração ao programa DF TV, sobre o Mal José Pessoa, disse: "O Marechal José Pessoa é um dos Tiradentes da História de Brasília. É uma dessas pessoas que sem ele, o processo talvez tivesse sido cortado e postergado a um outro momento por que ele desempenhou um período fundamental na implantação da nova capital, da perspectiva de realização efetiva, quero dizer, tornar real."


FONTE: http://www.ancomarcio.com/site/publicacao.php?id=29827

Nenhum comentário:

musica