segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SALAMANCA E SEUS PENICOS



Um penico (formalmente chamado de urinol) consiste de um recipiente com formato arredondado e fundo chato, mantido no quarto sob a cama e usado como vaso sanitário à noite (mas quase que exclusivamente para urinar). Os penicos podem ser confeccionados de ferro, bronze, cerâmcia, louça, ágata e, mais modernamente, plastico. Quase todos possuem uma alça (ou pegador).


O Vida & Arte econtrou, na Espanha um museu que coleciona estes tão interessantes obejetos. Este museu encontra-se em Salamanca e nos trás uma coleção deles. O museu de Salamanda é o único e o maior do mundo que coleciona penicos e pertence ao Sr. José Maria del Arco. Ele que reside na cidade de Torremolinos (Málaga).


As peças recolhidas ao longo de muitos anos, com a ajuda da sua família e muitos amigos que os trouxeream de lojas, mercados de pulgas, sótãos, Casas, fazendas, armazéns, hospitais, entre outros. O acervo reúne cerca de 1320 peças, todas diferentes, com tamanhos, formas, materiais, nacionalidade e tempos variados. O mais antigo data do Século XII, sendo uma bacia de barro, óxido islâmico e cobalto em estado puro.


No museu você poderá encontrar penicos de lata, madeira, bronze, porcelana, cerâmica, cobre, alumínio, pedra, argila, vidro, ferro, esmalte, ouro, prata. O menor, chamado de Grão de bico é um sueco feito por de platina por um joalhero e o maior mede 45 cm e é feito de lama, original da cidadde de Rodrigo (Salamanca).



Relembrando a história, os gregos chamavam-lhe "amigo" e os romanos "Matula" ou "Metella". Eles faziam parte do mobiliário e, geralmente, eram feitos de bronze. O mais elegante dos penicos pertenceu ao Imperador Elagabulus. Ele era feito de ouro e colocado entre as flores do seu jardim.




























VEJA MAIS FOTOS DE PENICOS NA PRÓXIMA POSTAGEM

Nenhum comentário:

musica