sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UMA NOITE NA PÉRSIA


Texto - Jornalista Eduardo Galdino

O Irã, considerado o 17º país mais populoso do mundo, foi bastante difundido no Ceará, através da guia iraniana Azade Kazemi, que veio ao Brasil, a convite da Tour Du Monde. A empresa é capitaneada por  Paulo Cavalcante, um dos homens mais viajados do setor de turismo do referido estado. Ele já percorreu nada menos que 102 países.


A apresentação sobre o Irã aconteceu em recente jantar à base de Kebab, para fazer jus à gastronomia do lugar. O encontro teve como sede, a residência do anfitrião de Kazemi, localizada no município cearense chamado de Eusébio. Tudo ocorreu de forma eclética e interativa, onde Azade, Paulo e funcionários da operadora mostraram como é, na verdade, o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo.

Família Tour Du Monde

Encantada. Era essa a saudação de Azade quando perguntavam o que estava achando do Brasil, que, inclusive, conheceu nesta viagem. A tradutora espanhola que reside em Teerã tem em seu nome, dois significados: Azade, quer dizer “rouper as estruturas” e Kazemi que é um sobrenome de família antiga. 

A guia que já atendeu governos de outros países fez questão de frisar como funciona a segunda maior nação do Oriente Médio e a 18ª maior do mundo. Anteriormente, chamado de Pérsia, hoje, o país que tem mais de 77 milhões de habitantes, é visto como República do Irã.

Farsi é a língua oficial do Irã, onde a vida pública e privada é diferente uma da outra, não se usa faca, tudo é feito com garfo, às vezes é que se utiliza a colher. Trata-se de um local cheio de contradições que tem que cumprir as leis islâmicas. Os atores e atrizes seguem muito bem essas normas com relação às suas vestimentas.


No Irã, o seu sistema político único combina elementos de uma democracia parlamentar com os de uma teocracia religiosa dirigida por clérigos nacionais, na qual a mais alta autoridade governamental é o Líder Supremo. O que é mais interessante: as crianças são educadas em forma de poesias.

Uma potência média e regional é assim o Irã - país geograficamente diverso, mas, montanhoso, que sempre teve um destaque  geopolítico devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. Teerã é a sua capital e a maior cidade, que serve como o centro cultural, financeiro e industrial da nação.


É por esse e outros motivos que Paulo Cavalcante e sua esposa Irmar estiveram neste país, ano passado, e resolveram trazer à Terra da Luz, a guia Azade Kazemi para discorrer tudo que ela sabe sobre esse destino que já está nos planos da Tour  Du Monte. Lugares como Israel, Jordânia e Peru fazem parte da programação que a operadora cearense preparou para este ano de Copa do Mundo.

 







3 comentários:

Anônimo disse...

Heya i'm for tthe primary time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out much.
I am oping tto offer something bac and help others like you helped me.



Also visit my website: assassin's creed 2 pobierz

Anônimo disse...

Muito bonito e profissional, é o Paulinho pelo mundo. Parabéns.

Anônimo disse...

Foi uma noite de cultura que nos alimentou a alma e boa gastronomia. Obrigado Paulinho e Equipe

musica