terça-feira, 9 de agosto de 2011

JOZE PLECNIK – O ARQUITETO DE PRAGA



Estive ontem à noite na abertura da exposição do esloveno Joze Plecnick no Shopping Benfica. A exposição serviu também para comemorar o Dia do Cônsul. Por lá muitos jornalistas, socialites, políticos e amantes da arte.

Jože Plečnik foi um arquiteto esloveno, que viveu ao fim do século 19 e mais da metade do século 20. Estudou em Viena e ali ficaram suas primeiras obras - rodoviária, casas de empresários etc. Depois, nos anos 20 do século passado, ele foi convidado pelo primeiro Presidente da antiga Tchecoslovaquia T.G. Masaryk, para ser o Arquiteto Chefe do Castelo de Praga.

Jože Plečnik viveu o resto da sua vida em Ljubljana, aonde se concentra a maioria de suas obras. Sua reputação crescente, contudo, foi perdida após a Segunda Guerra, quando suas obras, no meio comunista da Iugoslávia passaram a ser vistas como elitistas e suas escolhas pessoais, como a alta religiosidade, com ceticismo.

A exposição acontece de 08 a 21 de agosto de 2011 - 10 às 22h e tem visitação Gratuita. Quem está realizado é a Sociedade Consular do Ceará, Consulado Honorário da República Tcheca e Shopping Benfica. Faça você também uma visita.




























Nenhum comentário:

musica