domingo, 17 de outubro de 2010

RANCÁGUA, BERÇO DAS TRADIÇÕES HUASAS

Vivi Viana e Luciano Rocha com nossa linda bandeira, em Rancágua, Chile
Isolda Prabel, viúva do poeta chileno Oscar Castro



Estamos em Rancágua, Chile, o berço da cultura campestre chilena. Aqui as tradições huasas são a sua marca registrada (é como se fosse los pampas gaúchos em Brasil). Também Rancágua é a terra natal do poeta Oscar Castro.


Na passagem dos poetas del mundo por Rancágua pudemos conhecer a viúva do poeta Oscar Castro, Isolda Prabel, hoje com 96 anos, mas com uma vitalidade de 20. Ela nos falou sobre Oscar e sobre a vida dos dois. Oscar morreu aos 35 anos deixando Isolda com suas belas lembranças. Lembranças que ela faz questão de manter vivas.

Fomos recebidos pelos poetas del mundo de Rancágua que nos acolheram com um calor humano inexplicável. Eles ainda lembram dos momentos dramáticos dos terremotos que assolaram o Chile, em fevereiro. Por toda a cidade ainda pudemos ver as marcas das tragédias.


Almoçamos no Restaurante El viejo Rancágua onde saboreei um delicioso cozimento (prato típico da região à base de frango, frutos do mar e carne), depois fomos homenageados no sindicato dos mineiros com um lindo sarau poético e apresentações de danças típicas locais (a famosa dança de la cueca).



Á noite fomos recepcionados com um requintado jantar no Restaurante Vieja Pared, uma galeria de arte viva, tudo isso ao som de uma deliciosa música chilena e violinos. São momentos para se guardar na memória. A poetisa Irene Tol, cônsul dos poetas del mundo de Rancágua, está de parabéns. Nos recebeu com todas as pompas.


Viva Rancágua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Poetas del mundo com Isolda Probel

Las flores del Chile

Luciano Rocha

Túmulo do poeta Oscar Castro

Recital no túmulo

Praça em frente à igreja de la Mercedes (muito afetada pelo terremo. Está em reforma)

Poetas de Rancágua com Deth Haak, nossa poetisa dos ventos

Vivi Viana faz pose

Secretário Geral dos poetas del mundo, Luiz Árias, ladeado pela poetisa Zélia Balbina e sua esposa, a poetisa colombiana Maggy

Pelas ruas de Rancágua

Almoço no Restaurante Viejo Rancágua

Poetisa chilena

Cozimento

Café na Fundação Oscar Castro

Potas del mundo

Poetas del mundo na Fundação Oscar Castro

Crianças chilenas

Dança la cueca

Plateada com purê duquesa e champignon

Entrada chilena

Hummmmmm.....

Jantar em Rancágua

Isolda, sua família e Deth Haak

Augusto, poeta Argentino, ladeado pela cônsul de Rancágua e sua filha, a violinista Mariana

Poetas del mundo








VEJA MAIS FOTOS DE MINHA VIAGEM AO CHILE NA POSTAGEM A SEGUIR. CLIQUE LOGO ABAIXO EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS (ESTÁ EM LETRAS AZUIS)

Nenhum comentário:

musica