segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

UBAJARA, UM ÓASIS NO SERTÃO DO CEARÁ

Bondinho que dá acesso à Gruta de Ubajara



Estou de férias no Ceará e não poderia deixar de visitar uma das mais belas cidades interioranas da Serra da Ibiapaba: Ubajara, conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País. É um oásis verde com clima fresco (17-28ºC) a quase 900 m acima do nível do mar.

Uma linda cidade onde os dias começam com neblina o que favorece uma vegetação de mata atlântica com predominância da palmeira babaçu. É lá onde se localiza a famosa gruta para onde o acesso se dá através de um lindo teleférico (o terceriro do país: o primeiro no Rio de Janeiro, o segundo em Salvador), que nos leva a muitas trilhas, cachoeiras e a Gruta de Ubajara..

O Parque Nacional, criado em 1959 para preservar a Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba. Lá a vegetação varia desde a Caatinga do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial. De Janeiro até Abril é a época de chuvas, quando tudo na serra, inclusive as vistas do sertão em baixo, fica verdejante. Nos meses mais secos, outubro e novembro, o parque destaca-se como um verdadeiro oasis verde no meio do sertão cearense

BELEZAS NATURAIS: A chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde.

GRUTA DE UBAJARA: O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente, e precisam ser marcadas com antecedência



Eu e minha irmã Lúcia conhecendo as belezas do Ceará
Bondinho estacionado no alto do penhasco
Apreciando a linda vista
Lá em baixo a famosa Gruta
Cineuza, Luciano, Maria José e Lúcia
Kil Bill também esteve em Ubajara
Nos preparando para o embarque
E lá fomos nós
A linda vista
de onde pode se ver c sertão cearense
Pausa para relaxar
Divulgação do Parque
Lá atrás as máquinas que nos levam à gruta
Pose para o fotógrafo
Cineuza e Lúcia Apreciando o verde
A linda fauna do local
belas flores....
quem encantam...
os visitantes.
Flores,
flores.... e
mais flores.
Passeando pelo parque
Flagrante: a borboleta e a flor
O colorido que canta,
e encanta.
Miniatura de uma casa de engenho
Miniatura de uma casa de farinha
A fornalha
O lindo Hotel Pousada da Neblina
Kill aprecia a paisagem
Hotel Pousada da Neblina
Criação de avestruzes
A bucólica Praça do relógio, em Ubajara
Rodoviária com arquitetura moderna

O horto florestal

5 comentários:

dragonfly disse...

Hi, I like your photos a lot. I am a big fan of travelling and taking pictures as well so here I my favourite picture from Norway: http://www.odyssei.com/travel-gallery/99018.html (during the Christmas time, I recommend it).  I think I will come back here, so see ya later!

Daniella disse...

tudo muito bonitooooo...linda as imagenssss... parabénssss luciano pelo grande artista que vc e!!!bjjss

pub disse...

MEU AMIGO, SE VOCE CHAMA ISSO DE ARTE, PODE TER CERTEZA, É MAIS QUE ISSO, É O LEONARDO DA VINCI USANDO UM MOUSE, PARABENS, UM GRANDE ABRAÇO!

mosoco disse...

Luciano,
Realmente esse lugar é lindo.É minha paixão maior do Ceará, apesar de conhecer vários lugares fantásticos do Brasil de Norte a Sul. Aliás toda serra da Ibiapaba, a começar por Viçosa do Ceará. A última vez que estive lá o teleférico estava parado, foi frustrante para meus filhos que queriam tanto conhecer a gruta através dele. Mas só o lugar já vale a pena. Pra quem mora num lugar quente e úmido sem serras, montanhas como aqui em Belém-Pa essa região é o paraíso. Parabéns pelas imagens.....
Mosoco Evanovich

Breno disse...

Realmente Ubajara é muito bonita, moro aqui desde que nasci...espero q uma dia vc possa visitá-la, não vai se arrepender!!!

musica