sábado, 6 de setembro de 2008

RECEITAS À BASE DE FLORES, POR NORMAN GOLDIE

Norman Goldie

Norman Goldie é Chef de cuisine, representante da rica e sofisticada gastronomia do Índio Norte Americano e é especialista em 72 cozinhas internacionais. É Presidente da Goldie Associates – exportação e importação, Delegado da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (MG), Chefe Executivo: R.S.V.P. Culinary e Diretor da Southern Star International , entre outras coisas.

Flores, cogumelos, raízes e muita magia. Estes são alguns dos segredos presentes na culinária celta que encantaram os mais exigentes paladares da nobreza na Idade Média. Mas engana-se quem pensa que as receitas mágicas preparadas pelo povo celta desapareceram com o passar dos séculos. Alguns pratos continuam sendo apreciados e adaptados por renomados gourmets, como o chef canadense da alta gastronomia, Norman Goldie, que depois de viajar o mundo decidiu firmar residência na capital mineira, de onde vem prestando consultoria para alguns dos mais requintados restaurantes brasileiros.

A paixão de Norman pela culinária celta surgiu quando ainda era criança e acompanhava atentamente os experimentos culinários da avó russa. A ousadia da avó "bruxa" em misturar fórmulas de floral de Bach e outros ingredientes exóticos aos pratos despertou Norman Goldie para os mistérios da culinária medieval. Foi estudando essa cultura que ele conheceu como este povo simples possuía enorme conhecimento do poder da magia no preparo da comida.

Vamos então conhecer um pouco de sua trajetória pelo mundo:

Europa: Coordenou & implementou importação-exportação de produtos da Industria Alimentícias do Canadá, organizando eventos gastronômicos pelo período de quatro meses em Paris, França, Festival para divulgação da Cuisine do Canadá e suas especialidades.

Rússia: Pesquisou e desenvolveu programas de transferência em tecnologias de excelência e derivadoes na Rússia durante a Perestroika; identificando oportunidades para o turismo ecológico, operações em hotelaria, hospitalidade americana, etc. Cuisine Russa e exótica.

Oriente Médio: Através do Governo israelita em convenio com os Estados Unidos da América do Norte, pesquisou, fez relatórios em turismo para verificação de oportunidades na hotelaria e hospedagem, comercio, promoções, vendas de alimentos. Analíse e estruturação. Cuisine Judia e Gregas.

Reino Unido: Pesquisa, jurisdições pela inovação do turismo, para clientes canadenses. Pesquisa e evento realizados no Hotelympia com workshop, mesas redondas, palestras, conferências Internacionais & Fóruns, festival Gastronômico, feiras, shows etc.


SOPA VIVA DE CRISÂNTEMOS E GINSENG

REDNIDMENTO: 16 PORÇÕES

INGREDIENTES:

200 g de cogumelos chineses
350 g de cogumelos do sol
3 crisântemos – flor tipo macarrão ou bola (sem agrotóxico)
300 g de peito de frango
1 tablete de caldo de frango
500 ml de sopa de ginseng *
7 g de farinha de milho ou corn flakes sem açúcar
300 ml de óleo de gergelim torrado
2 claras de ovo de ganso em neve
sal, pimenta rosa e branca a gosto
crisântemos miniatura nas cores amarelo e laranja para decorar

*20 g de ginseng em pó imerso em água quente

MODO DE FAZER:

Retire a pele dos cogumelos e os coloque em água para hidratar. Separe as pétalas dos três crisântemos. Corte o peito de frango e os cogumelos em fatias.

Em uma panela grande, derreta o caldo de frango na sopa de ginseng acrescentando os cogumelos já escorridos, o sal, a pimenta e o óleo de gergelim. Ferva por três minutos e adicione o frango em fatias. Em uma vasilha, misture a farinha de milho ou o corn flakes com um pouco de água. Acrescente a mistura à panela e mexa sem parar até que a sopa esteja bem cozida. Adicione as claras em neve, as pétalas dos três crisântemos e sirva.


PUDIM DE ROSAS

RENDIMENTO: Porção para 12 pessoas (dosagem muito farta, pode render até para 20 pessoas)

INGREDIENTES:

60 g pétalas secas de rosas vermelhas, tipo Príncipe Negro
375 ml de leite de amêndoas*
mel silvestre a gosto
2,5 g de canela
2,5 g de gengibre
10 g de farinha de arroz
110 g de tâmaras picadas
45 g de pinoli (condimento)
água de rosas a gosto
pétalas de rosas e minirrosas naturais sem agrotóxico para decoração

* Amêndoas fervidas no leite de cabra

COMO FAZER:

Amasse as pétalas de rosas secas em leite de amêndoas por dez minutos. Adicione a canela e o gengibre e deixe cozinhar por cinco minutos em fogo brando. Misture a farinha de arroz com um pouco de água gelada, adicione as tâmaras e o pinoli e mexa bem. Ao final, acrescente a água de rosas para acentuar o sabor e as pétalas para decorar o prato.

(Fale com o chef: (5531) 3718 71 95 (5531) 8803 03 24 (5584) 8844 7719 e-mail normangoldie@gmail.com)


Um comentário:

Festa é festa! disse...

Muito interessante! Valeu pela dica. Obrigada. Abraços.

musica