O
mercado de trabalho vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos. Isso
também impacta nas grades curriculares dos cursos de ensino superior. Há
profissões ameaçadas de extinção, outras que vêm ganhando novas configurações e
algumas surgindo. Duas das áreas que vem ganhando novos contornos são a
engenharia e a arquitetura e urbanismo. Pensando nisso, o Centro Universitário
Unicesumar traz a Fortaleza o prof. Aécio Lira, Ph.D. (Engenheiro Civil
/EE.UFMG, Mestre em Estruturas
/Coppe-UFRJ, Doutor em Estruturas/M.S.U/USA, . Pos-Doutor em
Estruturas/M.I.T./USA, Profes sor
visitante da University of Illinois at Urbana-Champaign) para falar sobre tema
"Tendências e Cenário da Educação das Engenharias, Arquitetura e
Urbanismo". O evento é gratuito e acontece na quarta-feira (24), às 19h30,
no Auditório da Unicesumar (Av. Washington Soares, 3636 – Parque Manibura,
Fortaleza). O evento tem apoio da Apodi e AD2M Engenharia de Comunicação.
A
oferta de cursos de Engenharia presenciais aumentou significativamente nos
últimos anos. No setor privado, as vagas passaram de 125.173 ingressantes em
2010 para 259.811 em 2015, um crescimento de mais de 100%. Já nas faculdades
públicas, o crescimento no mesmo período foi de 28% - passando de 55.614 para
71.514 vagas. Esse crescimento, entretanto, não vem acompanhado necessariamente
pela qualidade. “Mais de 80% dos cursos de engenharia do país são de má
qualidade”, ressalta o professor Aécio Lira, embasado por indicadores do
Ministério da Educação (MEC). “Além disso, há outros problemas como alta evasão
escolar, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da
indústria nacional num futuro bem próximo”, complementa.
Modelo
híbrido
A
Unicesumar lançou, em setembro de 2017, o primeiro modelo híbrido de ensino de
Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O Híbrido foi apontado por
especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.
Desenvolvido ao longo de dois anos, o novo modelo nasceu da troca de
experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos,
descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, seja
no modelo presencial, como na educação a distância. O projeto é coordenado pelo professor Aécio
Lira.
Depois
de 30 anos como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde
ocupou a diretoria da Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino
privado, Lira constatou uma “crise nacional” na formação de engenheiros no
Brasil. “A cada ano, cerca de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de
faculdades de Engenharia no país. De cada 100 alunos que entram na faculdade,
apenas 35 concluem o curso. E dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no
Brasil, apenas 19% têm nota 4 ou 5 no Enade, contra 51% que têm notas 1 e 2. O
ensino de Engenharia no Brasil só cresce em quantidade, mas não em qualidade;
um verdadeiro caos”, explica.
Diante
dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de
formação de engenheiros no Brasil e encontrou as condições necessárias na
Unicesumar. “A partir daí, conhecemos profundamente os modelos híbridos
existentes nos Estados Unidos, no MIT,
Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa State University
e Northeastern University, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia,
que estão muito avançados nessa área, e reunimos os melhores profissionais das
melhores instituições federais e públicas de ensino de São Paulo. Depois,
validamos o modelo híbrido junto às principais entidades do setor”, conta o
coordenador do projeto.
O
Híbrido Unicesumar utiliza técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É
uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia
educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e
estrutura física nos polos, que oferecerão salas de aulas modernas e
laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas
programadas. O modelo Híbrido oferece cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia
Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e
Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação.
O
ano letivo será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e
duas disciplinas por módulo. A semana de aula está estruturada para seis dias
de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo
(transmitidas via streaming live), dois dias de encontro presencial no polo
e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais
terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença.
O
Híbrido Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com
aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência, em projetos e solução de
problemas e em timing. A metodologia reúne, ainda o ensino dirigido e por
pesquisa, estudos de caso, gamificação e peer instruction (instrução entre
pares). A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno
prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos.
Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado. No
início de cada disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem,
visualizando onde está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda
a orientar as dez semanas de estudos.
Sobre
a Unicesumar
A
Unicesumar iniciou suas atividades em educação a distância em 2006. Desde
novembro já está atuando em Fortaleza, com 45 cursos superiores de Graduação, e
80 cursos de pós-graduação, além de 400 cursos livres de curta duração. Está
lançando ainda, cursos superiores na modalidade híbrida, o primeiro do país
para Engenharias e Arquitetura, com o melhor do EAD e a prática do presencial,
contando com laboratórios dos mais modernos do país, e professores (engenheiros
e arquitetos) presentes no polo, tornando um curso de engenharia e arquitetura
da mais alta qualidade e com preços mais acessíveis, a partir de 599,00.
Seu
corpo docente é formado por 80% de mestres e/ou doutores, enquanto que a
exigência do MEC é de apenas 30%. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de
Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5.
No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados do Brasil, ocupa
a 7ª posição. Segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril, a Unicesumar está
entre as três melhores instituições em número de cursos indicados entre os
melhores do Brasil, se comparada a outras instituições inclusive presenciais
com sede em Fortaleza.
Assessoria
de Imprensa:
AD2M
Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br
| (85) 3258.1001
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