As Cavernas de Naica se localizam no coração de uma mina que pertence às Indústrias Peñoles no sul do estado de Chihuahua, norte do México. Elas formam parte de um sistema geológico alimentado por fontes de águas termais, que permitiram o crescimento de cristais.
Essas cavernas foram descobertas acidentalmente, pois as atividades de exploração da mina exigem a retirada da água quente por meio de um sistema complexo de bombeamento para poderem extrair o minério. Esse sistema drenou a água das cavernas e, acidentalmente, foi descoberto um tesouro natural extraordinário.
Pelas características geológicas da área, muitas cavernas se desenvolveram com condições semelhantes às das quatro já conhecidas. As três mais recentes foram descobertas acidentalmente no nível de -290 por causa das atividades de exploração da mina. Sua aparência de gelo contrasta com sua alta temperatura e umidade e cria um ambiente de condições extremas e perigosas que permitem a sobrevivência em seu interior por apenas poucos minutos.
O principal desafio tecnológico é manter a operação contínua do sistema de bombeamento complexo que permite a extração de 22 mil galões de água por minuto a partir do nível de -850. Este sistema de bombeamento vem drenando a água das cavernas por cerca de 20 anos, chegando a essa descoberta no ano de 2000.
Este sistema que mantém a mina em operação parará em algum momento, quando a exploração mineral se esgotar, inundando novamente os túneis e as cavernas, permitindo que voltem às suas condições naturais e continuem alimentando o crescimento dos cristais sob a água. Por enquanto, procura-se estudar, registrar e conservá-las.
Um comentário:
CURIOSA POSTAGEM! BELEZA!
L.HELENA
NATAL/RN
Postar um comentário