Hoje o Vida & Arte viaja até o Japão para trazer uma curiosidade bem oriental: a cerimônia de noivado dos japoneses. Como tudo naquele país envolve algum tipo de ritual, a cerimônia de noivado não poderia ser diferente. Ela é uma do povo japonês e sua origem remonta à era Muromachi. Yuinou significa, literalmente, “contato” e “contribuir”, porém seu sigfnificado se estende a “conectar coração com coração, família com família”.
Nesta ocasião, é tradição entre as famílias, trocarem presentes. Entre os presentes mais comuns estão os de formatos de tsuru e tartarugas, pois diz-se que o primeiro simboliza a força da afeição entre os amantes, já que os pássaros não vivem com outro após a morte de seu companheiro. Já a tartaruga simboliza a benção de se ter filhos, pois o animal põe muitos ovos. Em adição, ambas as criaturas são conhecidas no Japão como símbolos da longevidade.
Motivos com pinhos, bambus e cerejeiras também são utilizados em presentes para noivados. O pinho simboliza prosperidade, pois sempre se mantém verde. O bambu significa modéstia, inocência e crescimento. A cerejeira está relacionada com a felicidade e prosperidade. Acho muito interessante essa ligação entre a fauna, flora e o nosso. Nós ocidentais, talvez não cometêssemos tantas barbaridades com os animais e plantas se tivéssemos essa mentalidade.
Um comentário:
SEMPRE GOSTEI DA CULTURA JAPONESA.
ACHO DE MUITO BOM GOSTO..
SEU BLOG TA UM ESPETACULO VIU..
RECHEADISSIMO..BJU
Postar um comentário