José Geraldo Couto
A
adaptação da obra literária para o cinema será abordada no curso “Cinema e
Literatura - Uma Via de Mão Dupla” que acontece de 7 a 11 de agosto no
Instituto do Ceará, como parte da programação do 27º Cine Ceará – Festival
Ibero-americano de Cinema. A atividade será conduzida pelo jornalista e crítico
de cinema José Geraldo Couto, autor de artigos e ensaios para os livros O
cinema dos anos 80 (Brasiliense) e Folha conta 100 anos de cinema (Imago). As
inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, pelo site do festival:
www.cineceara.com, até o dia 02 de agosto.
O
curso é dividido em cinco aulas que exploram temas como as dificuldades de
adaptar autores que centram sua literatura na forma de narrar, afinidades e
entrechoques entre escritor e cineasta, além das falsas ideias sobre adaptação
literária, como “o livro é sempre melhor que o filme” e “adaptação tem que ser
fiel ao texto”. O curso é destinado a estudantes de cinema, comunicação, letras
e demais interessados.
A
realização é do 27° Cine Ceará, que acontece de 5 a 11 de agosto, numa promoção
da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio
Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da
Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério
da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação
Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis
e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet),
e da Enel e da OI, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, conta
ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.
PROGRAMAÇÃO
1ª
aula (7/08) - As falsas ideias sobre adaptação literária (“O livro é sempre
melhor que o filme”; “Adaptação tem que ser fiel ao texto”, etc.). O filme como
tradução de um meio a outro, mas também de uma sensibilidade a outra.
Afinidades e divergências entre artistas. Os exemplos de Morte em Veneza
(Thomas Mann/Visconti) e O processo (Franz Kafka/Orson Welles). Três adaptações
de Macbeth, de Shakespeare: por Orson Welles, Kurosawa e Polanski.
2ª
aula (8/08) - O filme como diálogo de uma época com outra. Exemplos de
Macunaíma (Mario de Andrade/Joaquim Pedro de Andrade) e De olhos bem fechados
(Arthur Schnitzler/Stanley Kubrick). O livro como inspiração ou “estopim” para
falar de outra coisa. Exemplos de Psicose (Robert Bloch/Hitchcock) e das adaptações
do conto Os assassinos, de Hemingway (por Robert Siodmak, Don Siegel e Andrei
Tarkovsky). Três versões de To have and have not, de Hemingway (por Hawks,
Michael Curtiz e Don Siegel). Apocalypse now, um diálogo com O coração das
trevas, de Conrad.
3ª
aula (9/08) - Autores e livros influenciados pelo cinema. O exemplo de Dashiell
Hammett e O falcão maltês. Escritores como roteiristas em Hollywood (Brecht,
Faulkner, Fitzgerald, Chandler). Poetas e escritores que se tornaram cineastas
para ampliar seus meios de expressão (Jean Cocteau, Graham Greene, Peter
Handke, Pasolini, Marguerite Duras, Dalton Trumbo, Paul Auster). Ficcionistas
brasileiros no limiar entre literatura e cinema (Rubem Fonseca, Marçal Aquino).
4ª aula (10/08) - As armadilhas da linguagem.
Dificuldade de adaptar autores que centram sua literatura na forma de narrar:
Henry James, Proust, Joyce, Guimarães Rosa. Proust por Schlöndorff, Chantal Ackerman e Raoul Ruiz.
Joyce por Jack Clayton, John Huston e Ivan Cardoso. Duas
versões de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (por Julio
Bressane e André Klotzel). Tentativas de mimetizar procedimentos literários: o
caso de A dama do lago (Raymond Chandler/Robert Montgomery).
5ª aula (11/08) - Afinidades e entrechoques
entre escritor e cineasta. O caso Stephen King x Kubrick: O iluminado. Nelson
Pereira dos Santos e sua variada relação com escritores brasileiros (Graciliano
Ramos, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Guimarães Rosa). As
“meta-adaptações”: filmes centrados no próprio processo de transposição de uma
obra literária para outro meio, tempo e lugar. Exemplos de Tchecov (por Louis
Malle e Eduardo Coutinho) e Shakespeare (por Al Pacino e Irmãos Taviani).
SERVIÇO
Curso
"Cinema e Literatura - Uma Via de Mão Dupla" – De 7 a 11 de agosto no
Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594 - Centro, Fortaleza – CE).
Horário: 9h às 12h. Vagas: 30. Inscrições: São gratuitas e devem ser feitas até
02 de agosto, por meio do www.cineceara.com.
Os participantes com frequência igual ou superior a 75% receberão
certificado emitido pelo 27º Cine Ceará. Informações: (85) 3366 7772.
ASSESSORIA
DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas
Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
degage@degage.com.br
/ www.deg age.com.br
Tel:
(85)3252-5401 / 99989-5876 / 99989-3913
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