Chega às telas brasileiras o média-metragem FRANCISCA CARLA, do diretor tianguaense Natanael Portela. O filme conta a história de Francisca Carla, que morou em Tianguá (minha cidade natal) e morreu na década de 50, vítima de lepra (hanseníase), tendo sidoi excluída da sociedade e condenada a morar sozinha isolada de tudo e de todos devido ao seu problema de saúde.
Ney Matogrosso, Elke Maravilha e o ator Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil, estão entre o elenco do média-metragem cearense gravado em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, na divisa do Ceará com o Piauí. Francisca Carla é tida em Tianguá como uma santa, já tendo obrado vários milagres. Tive a honra de visitar seu túmulo e observei o quanto os tianguaenses sentem devoção por ela.
O filme mostra a força de uma história que envolve preconceito, auto-sacrifício, caridade e fé. “Fca. Carla” foi exibido, recentemente, em uma das mostras paralelas do Cine Ceará, sendo sido muito elogiado pela crítica. Eu, em particular, orgulho-me muito, pois sei como deve ter sido difícil executa-lo. Fica aí a dica do Vida & Arte para que você conheça um pouco da história de minha cidade e porque não dizer do meu lindo Ceará.
FONTE: http://tianguaemfoco.blogspot.com/2010/08/filme-tianguaense-francisca-carla-em.html e http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/07/08/francisca-carla-martirizada-pelo-preconceito/
Um comentário:
Esse filme me parece ser muito tocante,,destacando asimploria vida de uma leprosa,que afetou uma sociedade de maneira impar,,Se puder vou assisti-lo em avant premiere,,,
Postar um comentário